Entenda a Diferença: Queda Capilar vs Quebra de Fio de Cabelo
Quando se trata de saúde capilar, é importante entender a diferença entre a queda de cabelo e a quebra do fio. Embora ambos possam gerar preocupações, suas causas e tratamentos variam significativamente.
Queda de Cabelo
A queda de cabelo acontece quando os fios se soltam diretamente do couro cabeludo. Vários fatores podem afetar a saúde capilar e desencadear a queda. Identificar a causa é fundamental, pois os tratamentos variam de acordo com a patologia. Seguem abaixo alguns fatores que podem influenciar na queda dos cabelos.
Fatores Genéticos: A alopecia androgenética, conhecida como calvície masculina ou feminina, é uma causa muito comum de perda de cabelo e é influenciada por genes herdados dos pais. Por se tratar de uma doença crônica, os tratamentos são contínuos, e englobam tanto uso de medicações tópicas quanto via oral, além de procedimentos como o laser.
Doenças autoimunes e da imunidade: Condições como distúrbios da tireoide, doenças da autoimunidade como lúpus, alopecia areata, dentre outras podem levar à queda de cabelo. O diagnóstico adequado é fundamental para o melhor tratamento destas doenças, que também têm caráter crônico e necessitam de acompanhamento ao longo da vida.
Medicamentos e Tratamentos: O início e a parada de algumas medicações, dos mais diversos tipos, pode influenciar na queda capilar. Por isso é fundamental conversar com seu médico e esclarecer as medicações em uso para uma análise global das causas de queda capilar.
Estresse Físico ou Emocional: Eventos estressantes como cirurgias, doenças graves, perda de peso repentina ou estresse emocional podem desencadear ou piorar a queda capilar, geralmente no que chamamos de Eflúvio Telógeno. Ele geralmente é autolimitado, porém em alguns casos pode ser necessário tratamentos, bem como exames complementares para identificação adequada da causa.
Mudanças Hormonais: Alterações hormonais devido à gravidez, parto, menopausa ou problemas da tireoide podem causar queda capilar.
Estilo de Vida e Fatores Ambientais: Dietas pobres e muito restritivas, má absorção de nutrientes (como em alguns pacientes após cirurgia bariátrica) podem afetar a saúde do cabelo e podem necessitar de tratamento com medicações tópicas e até mesmo via oral.
Quebra de Fio
Diferentemente da queda, a quebra do fio ocorre ao longo do comprimento do cabelo e é geralmente resultado de danos causados por tratamentos químicos como alisamentos e descolorações, além de calor excessivo ou manipulação não suave.
Para evitar a quebra, é importante limitar o uso de calor excessivo (como secadores e chapinhas) e procedimentos químicos, além de investir em produtos hidratantes, protetores térmicos e evitar manipulação agressiva dos fios.